vinagre-de-maca-para-perda-de-peso

Vinagre de maçã para perda de peso

Vinagres não são lá tão saborosos assim, alguns gostam, outros nem tanto pelo sabor ácido e bem azedo.

Mas recentemente alguns estudos têm mostrado que o vinagre pode ser mais útil do que você pensa, ele pode te ajudar a emagrecer e ainda por cima, melhorar seu metabolismo.

Pode não ser a coisa mais gostosa do mundo mas tenho certeza que após ler esse artigo, você vai começar ao menos a considerar a hipótese de tomar entre 5ml a 15ml todos os dias de manhã.

Emagrecimento com vinagre de maçã

A pesquisa feita para chegar a esta conclusão contou com 120 voluntários jovens que se encontravam com sobrepeso, e obesidade.

Após um período de aproximadamente 3 meses, o vinagre de maçã se provou muito eficaz na perda de peso entre o grupo de jovens que tinham por volta de 70 a 80 quilos e tiveram uma perda próxima de 5 a 10% do seu peso.

Esse resultado foi bem animador e mostrou também um o resultado foi ótimo a respeito da perda de peso e também nas melhorias metabólicas.

Melhorias Metabólicas

O estudo apontou que os pacientes que se submeteram ao estudo, além de ter a perda de peso, devido o uso diário do vinagre de maçã, foram observadas melhora dos indicadores de açúcares no sangue, e também do colesterol, que são conhecidamente como substâncias perigosas se estiverem em alta quantidade no nosso sangue.

Tudo isso mostrou que o vinagre de maçã, por mais azedo e ácido que seja, tem muito a oferecer, e seus benefícios ao nosso metabolismo aliada a perda de peso podem ser relevantes para combater algumas condições que levam à obesidade.

Como que o vinagre atua em nosso corpo?

O vinagre de maçã é uma composto ácido, como eu disse, não o ácido que corrói as coisas, e nem que vai nos prejudicar, mas esse ácido acético que encontramos no vinagre pode ter efeitos positivos sobre a insulina, pois ao que parece no estudo, ele aumenta a sensibilidade aos açúcares e reduz o nível glicêmico do sangue.

E com menos açúcar no sangue sua insulina diminui, e seu corpo é obrigado a ir em outras fontes de energia, como o açúcar é uma energia fácil de ser consumida pelo corpo, acaba sendo a preferida dele, então nosso organismo produz muita insulina para quebrar as molécula de açúcar, o que precisamos vai embora, mas o que não precisamos acabamos estocando o resto como gordura.

Esse é o benefício que reflete sobre nosso organismo.

O vinagre de maçã, como eu disse antes, é meio azedo e é justamente porque ele contém em sua composição o ácido acético.

Esse composto é o responsável por tantos efeitos positivos quanto a perda de peso e a melhora do metabolismo.

Segundo o que os estudos apontaram, esse ácido que contém no vinagre de maçã pode ajudar a regular o nível de glicose no sangue.

O que isso quer dizer é que com a glicemia baixa, a produção de insulina pelo pâncreas também reduz, isso leva o nosso corpo a querer buscar novas fontes de energia, como as reservas de gordura.

Para entender como isso é positivo, pensa que o açúcar é a fonte predileta do corpo para queimar energia, pois é fácil, rápida e abundante, se você começa a “negar” isso a ele, de forma saudável, nosso organismo precisará consumir energia de outras fontes.

Quando os níveis de açúcares estão altos, o corpo não dá conta de consumi-lo por completo, começamos a armazenar mais gordura, e nosso sangue ainda fica com altos níveis de glicemia, o que a longo prazo pode levar a diabetes.

Ou seja, a melhora metabólica é justamente feita nessa troca de processamento de “fontes de energia”, e esse é o benefício que fez com que os jovens perdessem peso.

Como consumir o vinagre de maçã

Como os jovens fizeram o uso desse vinagre? É bem simples, 1 ou 2 colheres de sopa ,diluídas em água para facilitar a ingestão, antes das refeições. Eu gosto de pensar que aquele “shot de limão” matinal poderia ser substituído pelo vinagre, então, se for do seu agrado, dá para tomar todas as manhãs depois de acordar, antes de tomar o café da manhã, ou seja, em jejum. O estudo fez questão de mostrar que se for usado com salada, por exemplo, acabaria surtindo o mesmo efeito.

Há uma questão importante a ser levantada sobre o vinagre, é uma bebida ácida, e isso pode trazer algumas complicações, para quem tem gastrite ou problemas estomacais, ou até mesmo refluxo, o consumo excessivo do vinagre de maçã pode trazer malefícios ao estômago, como irritações e até úlceras.

Para não correr o risco de “perder peso, mas ganhar um problema estomacal” recomendo que procure um médico para saber as dosagens necessárias e compatíveis com seu quadro clínico, principalmente se você já tiver alguma condição estomacal relevante.

Para finalizar, concluímos que o vinagre de maçã é sim eficiente em sua proposta de perda de peso e melhora no metabolismo, mas por se tratar de uma ingrediente com uma relevante acidez, é necessário buscar orientações de profissionais da saúde para se ter o melhor proveito desse alimento.