O curso que pode substituir o ensino médio é o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. No Senac, esse tipo de curso oferece a oportunidade de o aluno cursar, ao mesmo tempo, o ensino médio regular e um curso técnico profissionalizante. Essa modalidade é destinada a quem ainda não concluiu o ensino médio e deseja obter uma qualificação técnica junto à formação básica.
Leia também:
Como conseguir uma bolsa de 100% no Senac?
No Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, os alunos estudam as disciplinas regulares exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) e, paralelamente, recebem a formação técnica em uma área específica, como:
- Informática
- Administração
- Saúde
- Gastronomia
- Design
- Logística
Esse modelo de ensino é interessante para aqueles que querem concluir o ensino médio enquanto se preparam para o mercado de trabalho, saindo da escola com um diploma de técnico.
Alternativas para quem já concluiu parte do ensino médio
Para quem já completou parte do ensino médio ou quer uma opção mais rápida, existe o Educação de Jovens e Adultos (EJA), que permite a conclusão do ensino médio em menos tempo, sendo uma opção para maiores de 18 anos que desejam finalizar essa etapa. Em alguns casos, também é possível conciliar o EJA com um curso técnico.
Essas opções permitem que os alunos terminem o ensino médio e ganhem uma qualificação técnica ao mesmo tempo, oferecendo maiores chances de ingresso no mercado de trabalho com uma formação completa.